terça-feira, 6 de março de 2012
Moda,beleza e cia:Mancha de pele,saiba como tratar...
Há vários tipos de manchas. Algumas podem surgir na infância. As sardas, por exemplo, são muito comuns nas crianças de pele clara.Chamadas pelos médicos de efélides, nada mais são que pigmentos liberados durante o processo de inflamação causada pela exposição aos raios ultravioleta.
As sardas infantis acompanham a pessoa ate a idade adulta. Durante muito tempo foram tratadas com cremes, como a Sardalina (quem nasceu na década de sessenta, sabe do que estou falando!) com fórmula não revelada. Hoje tratamos com laser e a melhor recomendação é preveni-las desde a infância com filtros solares.
Há manchas de nascença que, segundo a crendice popular, surgem quando a mãe “passa vontade” de comer alguma coisa durante a gravidez. Chamadas de café com leite, na verdade são causadas pela liberação de pigmentos em determinada região do corpo. Este tipo pode ser removido totalmente com o uso de lasers específicos para a remoção de pigmentos, como o Nd YAG 1064.
O melasma surge principalmente na gravidez, sobretudo no rosto, também chamado de cloasma. Aparece em qualquer época da vida e é resultado do derramamento de pigmentos na pele devido a resposta anormal da célula ao estimulo luminoso. É por isso que às vezes ele surge após exposição solar intensa. É de difícil tratamento, pois mesmo que o pigmento seja extraído, não se consegue bloquear a sua liberação pelas células. A melhor solução é o peeling de KRULIG e a Luz Pulsada que estimula o colágeno e protege as células contra a luz. Claro que a melhor prevenção é evitar o sol e usar muita proteção solar.
O lentigo solar aparece mais tarde, manchando de acastanhado áreas com as mãos e o rosto. A maioria das pessoas atribui essas manchas a idade, quando na verdade são causadas pelo sol tomado durante toda a vida e que só aparecem posteriormente. Podem ser prevenidas pelo uso dos protetores.
Quem possui pele mais morena também corre o risco de ficar manchado, sobretudo após queimaduras ou machucados. A hiperpigmentação (escurecimento da pele) após inflamação é comum, podendo ser prevenida com produtos que contenham a vitamina C que funciona como um clareador.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário